Conhecimentos Bancários

Quando ouvimos falar em “conhecimentos bancários” certa duvida paira no ar. O termo parece um tanto quanto generalizador, no entanto quando buscamos compreender do que se trata podemos perceber que essa nomenclatura diz respeito a uma gama de conhecimentos muito particulares e específicos, essenciais para trabalhos financeiros e bancários.

Desse modo, “conhecimentos bancários” é um termo que se refere justamente à área básica de conhecimentos que se exige de alguém que pretende atuar nesse meio. É comum vermos a referência a esses conhecimentos especialmente em concursos onde a prova específica gira em torno justamente dessa área.

Sabemos então que existem algumas diretrizes para esses conhecimentos. Estrutura do sistema financeiro nacional e mundial; produtos, serviços e mercado financeiro; mercado de capitais; garantias; crime de lavagem de dinheiro. Essas são as principais diretrizes quando se pretende iniciar estudos voltados para os conhecimentos bancários, e são também os conteúdos básicos mais recorrentes em concursos.

O mercado financeiro, por exemplo, se segmenta em outros mercados mais específicos: cambial, monetário, de crédito e de capitais.  Estudos mais aprofundados, portanto, deverão dedicar-se a compreender mais particularmente o funcionamento de cada um desses mercados assim como taxas e leis que os regulamentam. Nos próximos artigos iremos ainda mais fundo no tema principal deste site: conhecimentos bancários.

Comente (será moderado)