Conhecimentos Bancários para Concursos

A principal área de aplicação dos conhecimentos bancários diz respeito a instituições de natureza cambial, monetária, de crédito e de capitais. Desta feita, sabemos que se torna exigência recorrente em concursos para ocupar cargos nas mesmas. Antes de dedicar-se a um estudo tão profundo quanto ao funcionamento de todas essas instituições, seus papeis, ou funcionamento do mercado financeiro, vale lembrar que conhecimentos matemáticos também são indispensáveis para se pensar nessa gama de conhecimento.

O manejo e domínio de conhecimentos matemáticos facilitará e muito aqueles que pretendem dedicar-se a estudos nesse ramo. Isso porque cálculos de juros, porcentagens, cambio, etc. serão parte da rotina de estudos e de trabalho para quem almeja uma vaga nesse mercado. Dessa forma, um sólido conhecimento e intimidade com os números serão uma excelente base para o desenvolvimento e aprimoramento na área de conhecimentos bancários.

Vale ressaltar que concursos para bancos e autarquias da área sempre tem cobrado conhecimentos específicos na área, e é justamente essa parte da prova que diferencia os candidatos, e na maioria das vezes são as questões com mais peso. A exemplo de concursos que funcionam nesses moldes podemos citar como exemplo concurso para o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco Central, etc. Apostilas e questões da área de conhecimentos bancários podem ser facilmente encontrados online, facilitando os estudos daqueles que necessitam aprimorar-se nessa área.


Comente (será moderado)